Inicialmente desenvolvido para Tese de Mestrado sobre uso de tecnologia no incentivo à leitura, o site leitura viva disponibiliza pequenas histórias com escolhas tomáveis ao final de cada capítulo.
As histórias foram construídas para serem lidas em duplas, sendo um menino e uma menina, por conta da limitação do texto com os gêneros fixos, o que fez com que houvesse a necessidade de se manter dessa forma para ficar de acordo com a concordância nominal ao longo da história.
O uso é bem simples, basta selecionar uma das histórias disponíveis e colocar dois nomes, que podem ser dois leitores, para começar a leitura. A aplicação então coloca esses nomes como personagens da história e disponibiliza ao final de cada capítulo uma questão para que um dos leitores decidam o rumo que a trama vai tomar. Em conjunto, os leitores decidem por uma das opções e o capítulo seguinte será disponibilizado de acordo com a reposta escolhida.
Diante do sucesso da aplicação prática do sistema em salas de aula do 4º e 5º ano do ensino fundamental, motivou-se sua evolução para inclusão de novas funcionalidades, melhoria do layout geral e posteriormente, criação e adição de histórias mais complexas e com maior quantidade de decisões.